sábado, 17 de março de 2012

Aniversário de 49 anos de emancipação política de Equador - RN


O município de Equador, cerca de 269 Km de distância da Capital potiguar  Natal  comemora hoje seus 49 Anos de Emancipação Política
História
No ano de 1856, nas proximidades do rio das Quintas, teve início uma povoação quando o Sr. Simão Gomes da Silva, pagando uma promessa, doou um terreno para a construção de uma capela em homenagem a São Sebastião. A capela foi construída e o primeiro nome que o povoado recebeu foi Periquito numa referência a grande quantidade desse tipo de passarinhos existente na região. Em 1917, o povoado de nome Periquito teve seu nome mudado para Equador, cumprindo uma ordem recebida da Intendência de Jardim do Seridó que naquele tempo era município sede e responsável pela localidade. Equador passou a ser distrito do município de Parelhas, após vinte e um anos, pelo Decreto nº 603, de 31 de outubro de 1938, mas sua consolidação só ocorreu no mês de janeiro de 1939.
Vista Aérea do Município de Equador - RN
Em cumprimento à Lei nº 2.799, no dia 11 de maio de 1962, Equador desmembrou-se de Parelhas e tornou-se município do Rio Grande do Norte. Em 17 de março de 1963 ao mesmo tempo que ocorria sua instalação, tomava posse o primeiro prefeito, nomeado pelo governador do Estado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.